Segunda-feira
29 de Abril de 2024 - 

NOTÍCIAS

Newsletter

Cadastre-se para receber atualizações, notícias e artigos.

Ouvidoria do TST e CSJT atendeu mais de 15 mil ocorrências em 2023

Em 2023, a Ouvidoria do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho respondeu 99,8% das 15.885 manifestações recebidas entre elogios, sugestões, reclamações, denúncias e solicitações. A unidade também atendeu 94,3% dos pedidos de informação realizados via Lei de Acesso à Informação ao longo do último ano. Os resultados são frutos do trabalho de muitos ouvidores que atuam diariamente para garantir que a sociedade seja atendida e ouvida, fortalecendo a participação dos cidadãos e o acesso pleno à  democracia. Em comemoração ao Dia do Ouvidor, neste 16 de março, conheça mais sobre esses profissionais.  Democracia Mas o que faz um ouvidor? Esse profissional é responsável por ouvir a sociedade nas instituições públicas, receber  manifestações e pedidos e encaminhá-los para os setores responsáveis para que sejam solucionados. O ouvidor realiza uma ponte entre a sociedade e o governo, e, por isso, a atividade realizada por ouvidorias é fundamental para a garantia da cidadania ativa e para que a democracia seja acessada por todos.  A Ouvidoria do TST e CSJT oferece à sociedade amplo acesso à informação, com precisão e qualidade de conteúdo. Os ouvidores trabalham com a intenção de que todo manifestante tenha sua demanda respondida de forma eficaz e objetiva. Assim, na medida em que o público pode dar sua opinião, sua sugestão e efetivar a sua participação, a Ouvidoria consegue aprimorar os serviços oferecidos pelo TST e pelo CSJT. Monitoramento A Ouvidoria também é responsável por efetivar, monitorar e publicar os resultados das Pesquisas de Satisfação do TST e do CSJT, que possibilitam calcular o grau de satisfação do usuário com os serviços prestados.  Além disso, a Ouvidoria monitora a Carta de Serviços ao Cidadão, presente nos sites do TST e do CSJT, e que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos. Canais A Ouvidoria do TST e CSJT oferece aos cidadãos seis canais de atendimento que possibilitam o recebimento e o tratamento de todas as manifestações recebidas, dos pedidos fundamentados na Lei de Acesso à Informação e dos pedidos definidos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).  Atendimento presencial: no edifício-sede do TST, localizado no Setor de Administração Federal Sul, quadra 8, lote 1, bloco A, 3° andar, sala A3.67. Formulário eletrônico: disponível no site do TST Correspondência: devem ser enviadas para o seguinte endereço: Setor de Administração Federal Sul, quadra 8, lote 1, bloco A, 3° andar, sala A3.67, CEP 70.070-94. Central de Atendimento Telefônico: 0800-644-3444 (para ligações de aparelhos fixos) e (61) 3043-8600 (para ligações de celulares), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; Redes Sociais: pelo Facebook e pelo Instagram; Balcão Virtual: o atendimento telepresencial ao público nas unidades funciona das 9h às 18h. (Luana Nogueira/JS)
16/03/2024 (00:00)
© 2024 Todos os direitos reservados - Certificado e desenvolvido pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia